O frango caipira São Basílio é o primeiro produto em Uberaba a receber o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). A liberação da ferramenta foi publicada no dia 9 de março, pela Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no portal Vitrine da Agricultura Familiar.
Para o secretário do Agronegócio (Sagri), José Geraldo Borges Celani, a conquista do selo pela Associação dos Produtores de São Basílio, no item frango caipira, é um marco importante para Uberaba. Ele lembrou que tudo começou quando uma equipe da Sagri visitou a Secretaria da Agricultura Familiar em outubro de 2021 e inscreveu o Município no programa.
Ainda em dezembro do ano passado, os técnicos do Agronegócio foram capacitados para o cadastramento de interessados ao selo, sendo o primeiro trabalho desenvolvido com a Associação dos Produtores de São Basílio. Em fevereiro, após ajuntada de documentos pela secretária da instituição, Cláudia Cordeiro, coube aos técnicos Paulo Henrique Angote e Matheus Alves promover a solicitação do selo pela plataforma Vitrine da Agricultura Familiar. “A concessão saiu em cerca de 15 dias”, enfatizou Paulo.
O Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) foi criado pelo governo federal como forma de promover os produtos familiares no mercado, além de implicar em garantia para o consumidor.
Para Cláudia, o selo vem valorizar ainda mais o produto que passa a ser conhecido nacionalmente, com exposição em site do Ministério da Agricultura. A nossa ideia, adiantou ela, é de inseri-lo o mais breve possível na embalagem do frango caipira São Basílio, o que deve acontecer juntamente com o certificado de inspeção estadual que tramita a passos largos no governo de Minas.
O secretário José Geraldo Celani ressaltou que o selo vem valorizar os agricultores familiares de Uberaba, em especial os criadores de frango caipira de São Basílio e a sua unidade de abate. “Agora, partimos para uma segunda etapa do programa que é trabalhar a liberação do selo para horticultores e também empresas que valorizam os produtos da Agricultura Familiar. A Prefeitura de Uberaba, por meio do seu Banco de Alimentos, pode se candidatar, além de vários comércios no Município que adquirem mercadorias produzidas pelos agricultores familiares”, destacou.
De acordo com a Sagri, ainda no final deste mês deverá ser realizado evento para a entrega oficial do Selo Nacional da Agricultura Familiar à direção da Associação de São Basílio.
Comments